3.6.14

Sansa Stark: a rapariga que não é nada sonsa!

Sei que sou um nerd quando tenho discussões acesas com pessoas acerca de personagens fictícios de livros, filmes ou séries. Mas isto de eu ser nerd não constitui novidade nenhuma para mim.
[Não vou fazer spoilers do episódio desta semana, mas vou falar sobre coisas de temporadas anteriores... Não quero estragar a série a ninguém!]


Enfim, a discussão mais recente foi sobre a Sansa Stark de Guerra dos Tronos. Há muita gente a achá-la um pãozinho sem sal e uma sonsa que não tem actividade cerebral. O episódio desta semana veio alterar essa percepção a muita gente, contudo, as pessoas esquecem-se que existem muitos factores para ela ser tão pouco reactiva nas temporadas anteriores!
Sansa Stark foi educada num mundo de princípes e princesas, onde as pessoas são bondosas e belas. No entanto, o mundo real não é assim e quando ela é confrontada com o mundo real, em que fica frente a frente com a chacina e a crueldade humana, ela consegue manter-se fiel à sua educação e esperar o melhor das pessoas, em vez de se tornar numa pessoa amarga como, por exemplo, se tornou a Cersei.
Comparada com Arya, Sansa pode parecer um pãozinho sem sal, mas Arya é uma maria-rapaz, os princípes e princesas nunca lhe interessaram muito, preferindo as lutas às boas maneiras da corte.
Para quem viu o pai ser decapitado, para quem era alvo constante de agressões físicas e psicológicas, para quem fica refém num sítio que não conhece, rodeada de pessoas que estão à espera que ela dê um passo em falso para a acusarem de traição tal como o fizeram com o pai dela, acho que Sansa reagiu muito bem!

5 comentários:

James Alexander disse...

A Sansa não é das minhas personagens preferidas, mas admito que ela é muito desvalorizada. No lugar dela, depois de passar pelas coisas que ela passou, eu já tinha dado em doido sem dúvida. Mas a mim ninguém me tira a minha Daenerys Targaryen! (Já não digo que ninguém me tira a minha Catelyn Tully porque foi o que se viu... :C Se bem que ela continua a ser das minhas personagens preferidas, assim como o Robb Stark ).

AdamWilde disse...

Também adoro a Daenerys, ela e a Arya são as minhas personagens favoritas, só acho é que a Sansa é muito desvalorizada porque não encaixa do estereótipo de mulher lutadora, quando, na verdade, ela é bastante corajosa!

Aaron Suzaku disse...

a grande diferença entre as duas personagens é que a arya aprendeu rápido, soube defender-se e agir, não ficou dependente de ninguém, a sansa ia dando cabeçadas atrás de cabeçadas e não aprendia, passou por muito mas sem nunca aprender nada. para quem lê os livros como eu, os capítulos dela são sempre os mais aborrecidos, nunca têm nada de interessante e só dá vontade de passar à frente.

AdamWilde disse...

Eu também leio os livros (li, até ao 3º em português, mas comecei do princípio e estou a acabar o primeiro) e é verdade, custou-lhe muito aprender, mas isso é porque todos os ensinamentos que lhe tinham dado, desde que ela era gente, iam num sentido, enquanto que a realidade está noutro sentido!

N a m o r a d o disse...

Depende do que entendes por sonsa. Eu adoro a série, e a Sana não é a minha personagem favorita. Ai Snow, ai Snow... LOL O que vale é que já faltou mais para voltar! YES!