4.11.12

Cinema em Casa #5

  1. Matrix. É um filme excelente! É o meu preferido dos três, mas nos outros dois estão as duas melhores cenas de luta! Neste, só mesmo a luta com o Morpheus. À parte disso, é colocada aqui uma questão filosófica muito importante: quanto deste nosso mundo é real? Ou seja, será que aquilo que vemos, tocamos, sentimos e cheiramos, é mesmo real, ou só existe dentro do nosso cérebro? (*****/*****)
  2. Matrix Reloaded. Aqui está a melhor cena de luta de toda a trilogia, no entanto o melhor filme é sem dúvida o primeiro.  A cena com O Arquitecto é fantástica, ele encarna ali uma espécie de Deus para aquele mundo, tentando contrabalançar o bem com o mal, nos dois lados da equação, para criar equilíbrio. Mas como há um Deus (que nem sempre se pode considerar sumamente bom), também há o seu oposto (tudo para existir um equilíbrio), que seria o Diabo (neste caso, o Oráculo e, também, nem sempre é maléfico). Mas o mundo não vive sempre em equilíbrio... Uma questão interessante levantada neste filme, foi também a questão do controlo: controlaremos nós as máquinas, se as pudermos desligar? (****/*****)
  3. Matrix Revolutions. Neste filme, está o 2º lugar do top 3 de melhor cena de luta, ou seja, a luta final entre o Neo e o Agent Smith. Mas a cena da invasão de Zion é um momento alto do filme. (****/*****)

Uma coisa que me ficou destes filmes, foi o Oráculo. Por exemplo, no primeiro filme, quando o Neo se encontra pela primeira vez com o Oráculo e este lhe diz para ele não se importar com a jarra, Neo vira-se à procura da jarra e acaba por partí-la. Se o Oráculo não lhe tivesse dito nada, será que Neo partia a jarra (aliás, é isto que o Oráculo lhe pergunta no final)? Como esta situação existem muitas outras ao longo dos três filmes, que são uma mina de ouro em questões filosóficas.

Curiosidades: os realizadores deste filme, os irmãos Wachowski (Larry e Andy) são agora Lana e Andy. Larry Wachowski, mudou de sexo em 2010.

4 comentários:

iLoveMyShoes disse...

Concordo contigo, o primeiro Matrix é o melhor! E o Keanu... nham nham!

AdamWilde disse...

@iLoveMyShoes, hahahaha, aqueles óculos escuros e a capa preta, fazem derreter qualquer um!

Lobo Solitário disse...

Se não falasses da Filosofia em Matrix, dava-te um tiro xD

um coelho disse...

O primeiro é o melhor, mas os outros não estão nada mal. Há quem diga que não se devia ter feito o 2º e o 3º, discordo diss. E a cena da luta na autoestrada em cima do camião está também genial (a autoestrada foi construída propositadamente para gravar aquela cena).