27.11.11

Adolescentes


Hoje fui a uma festa de anos: jantar num restaurante e depois passar o resto da noite num bar ou discoteca…
Quem me conhece e me vai lendo, sabe que o meu tipo de saídas nocturnas não envolve bares e discotecas cheias de fumo ou beber até cair para o lado. Não, o meu tipo de saídas nocturnas é uma coisa mais calma, num ambiente mais acolhedor e relaxado, a ter conversas interessantes ou a ver um filme.
Mas, estava eu a dizer que fui a uma festa de anos… Depois do jantar não fomos a nenhum bar sequer, ficámos num largo perto de umas ruas estreitas e duvidosas, ao frio e à espera que o jogo acabasse. Mas vim a descobrir que os jovens da minha idade quando saem à noite vão para ali e por ali ficam a noite toda, vão comprar bebidas aqui e ali e fumam e ficam bêbados e fazem figuras tristes…
Eu não consigo perceber o interesse, primeiro de ficar ao frio, segundo de ter 16 anos e andar a beber e a fumar como uma pessoa mais velha e terceiro o facto de saírem à noite com esta idade.
Eu sei que já temos 16 anos, mas mesmo assim acho que é demasiado cedo! Será que a minha geração quer ser mais velha do que parece, só porque é cool?
Enquanto eu quero voltar a ter 4 anos, eles querem ter 20 porque já terão carta de condução e mais mobilidade… Mas esquecem-se que à medida que a idade avança, as responsabilidades são maiores e não será sempre dia de festa (para alguns poderá ser, mas isso é outra história).
Os meus pais já saíam aos 16 anos, mas nessa altura já trabalhavam e já ganhavam o seu dinheiro! Se queriam gastá-lo em noitadas tinham que ganhá-lo primeiro, coisa que não acontece com a minha geração.
Este texto pode estar confuso, eu também já estou cansado, no entanto fica a ideia… Os jovens de hoje em dia querem crescer demasiado rápido, porquê?

12 comentários:

Lobo Solitário disse...

Concordo contigo e apesar de gostar de toda a independência e conhecimento que a vida adulta representa, também gostaria de voltar a ser criança e ingénuo *-*

sad eyes disse...

Adam, teríamos muito que dizer sobre isso. Eu não goste de crucificar gerações, porque tb fizeram isso com a minha (fomos os primeiros a quem chamaram geração rasca), mas infelizmente os jovens não recebem os valores correctos.
Mas não é a primeira vez que os jovens de 16 anos acham que se fumarem parecem mais velhos...

AdamWilde disse...

Eu sei que há muito a dizer sobre este assunto... Simplesmente preocupa-me, porque somos hoje, mais que todas as outras, uma geração que tem informação disponivel, mas que não é aproveitada...

sad eyes disse...

Nisso concordo inteiramente contigo.

Para além disso, venho informar que já estão apurados os finalistas do PIXEL. A votação para escolha do vencedor começou.
abc

André disse...

Olá Adam!

Eu tenho 26 anos e meio (faço 27 no inicio de Julho em 2012) mas aparento ser muito mais novo, tipo uns 18 anos (há muitos rapazes de 18 com ar mais pesado do que eu que vou fazer 27).

Eu só começei a sair à noite aos 23 anos, fui a primeira vez e ainda não trabalhava efectivamente. Só depois que fiz 24 anos (e olha que ainda na minha idade 2 ou 3 anos é quase uma vida) é que começei a sair mais à noite livremente, a ir aos bares, a ir às Discotecas, principalmente para desanuviar do trabalho e da rotina diária. O que eu não suporto nas discotecas é quando a musica é muito electrónica, é muito pesado! Mas por outro lado, percebo que as discotecas têm um ambiente alegre e até há festas bacanas, principalmente no Verão. Agora os bares também têm ambiente alegre!

Falando outra vez por mim, eu nunca bebi alcool e nem nunca fumei. E geralmente só compro garrafas de água. E só muito esporadicamente é que eu faço uma noitada tipo até 5, 6 da manhã, no dia seguinte descanso o dia todo e recupero facilmente o sono.

Ou seja, o que eu te quero provar com isto é que sou uma pessoa que se diverte e tenta aproveitar a vida com responsabilidade, conta, peso e medida!

E realmente concordo contigo no que diz respeito a que os jovens deviam gastar dinheiro em noitadas sem depender dos pais.

E digo-te outra coisa: não tenho carta de condução e nem quero ter, nunca tive interesse em pegar num carro e conduzir. Tenho passe e tenho transportes publicos que sai muito mais barato do que ter um carro.

E para concluir o raciocionio, digo-te que foi a partir dos 23-24 anos que começei a interessar-me mais pela diversão noturna, acho que também ficar em casa à noite a ver tv e a estar na net não é curtir a vida na minha opinião. Mas ai é que está: tudo com conta, peso e medida sem me prejudicar a mim mesmo e nem às outras pessoas

um abraço

André

João disse...

Boas.

Eu acabei de fazer 19 anos no dia 4 de Dezembro e só começei a sair à noite quando fiz 18 anos, fui com os meus amigos para um bar e depois para a Disco, mas na madrugada em que fiz 18 anos!
Nunca fumei e nem nunca bebi alcool, e só começei a sair à noite mesmo quando fiz os 18 anos!

Agora, costumo sair à noite mas aparento ser mais novo em relação ao que sou, muita gente que não me conhece pensa que eu tenho 16 ou 17 anos, mas isso nunca foi impeditivo de entrar nos bares e nas discos!

Bem, tendo tu 16 anos, achas que faz muita diferença um rapaz ter 16 ou 17 anos e ter 19 anos? São diferenças muito grandes?

AdamWilde disse...

@André, não estou a dizer que é mau sair à noite, mas sim que é mau querer sair à noite só para se sentirem mais velhos e adultos, enquanto não o são.
Talvez quando tiver 23 ou 24 anos venha a gostar de sair à noite para bares e discotecas... Eu gosto de sair à noite, simplesmente o meu programa é diferente. De qualquer maneira, quando tiver essa idade eu acho que não faz mal ir a bares, mas agora com 16 anos acabados de fazer e já frequentar bares à uns 2 é um pouco demais.

@João, faz diferença em termos legais... Mas, vamos lá ver, uma vez impediram-me de ir ao cinema ver um filme apra maiores de 16 anos porque ainda faltavam 3 meses para fazer 16 anos. Não são mais 3 meses que me vão por maturidade em cima, pois não?
A questão é a partir de que idade se tem idade suficiente para sair à noite (e por sair à noite refiro-me a noitadas em bares e beber e fumar)?
A partir dos 18 anos parece-me razoável, atinge-se a maioridade, mas não quer dizer que se tenha maturidade ou juízo... Mas isso é relativo, é sempre! Mas faz diferença ter 16 anos e ter 19, sim, isso faz!

Joel disse...

Bem, desculpem estar a entrar assim na conversa, mas realmente 16 anos para 19 faz toda a diferença, é mais razoável sair assim à noite para bares e discotecas quando se tem 19 anos é melhor do que ir quando se tem 16 anos, quando ainda se acaba de vir de criança e não se tem quase experiência de vida nenhuma!

Agora, em relação às diferenças de idade, tipo até de 18 anos para 21 anos faz uma certa diferença, não faz?

AdamWilde disse...

@Joel, concordo! Faz sempre diferença um ou dois anos... Mas mais diferença faz quando se está a sair da adolescência e se está a entrar na idade adulta, aí cada ano faz muita diferença!

André disse...

Olá Adam!

Já que falas nessas questões dos asolescentes querem parecer ter 20 ou 30 anos, tendo ainda 16 ou 17, pergunto-te uma coisa: achas que para a maioria dos rapazes e raparigas da tua idade, os rapazes e as raparigas de 20 anos são "cotas"? O que achas? Achas que pra quem tem 16 anos, quem tem 20 é "cota"?

AdamWilde disse...

@André, eu acho que não... Eu pelo menos não considero as pessoas de 20 anos, cotas

Julio disse...

Para vocês 20 anos não é cota.

Mas para vocês, com 16 anos, os homens de 26 ou 27 anos já são cotas, na perspectiva de quem tem 16-18 anos?

Nem falo em 20 anos, mas falo em 26 ou 27?

E já agora, tu que tens 16 anos achas que de 20 anos para 26 ou 27 anos faz muita diferença?

Estou a perguntar isso pois eu tenho 25 anos e quase meio, só que sou frequentemente abordado por miudos de 16 ou 17 anos, porque apesar de eu ter 25 anos e meio (vou fazer 26 anos no dia 1 de Agosto deste ano e num piscar de olhos estamos nas férias de Verão de 2013 e eu faço 27 anos nessa altura), mas bem regressando à vaca fria, eu tenho 25 anos e meio, mas passo bem por de 17 a 19 anos. Muitos miudos de 16-17 anos abordam-me pois apesar de eu ter 25 anos e meio, eu pra eles pareço ter entre 17 a 19 anos!