21.11.10

A Terra num ano

A Terra formou-se há cerca de 4600 milhões de anos. Para compreender melhor este enorme período de tempo pode-se imaginar que toda a história da Terra sucedeu num só ano. 
Vamos supor que a Terra se formou no dia 1 de Janeiro. No dia 15 desse mês já existia a crosta terrestre e no dia 24 de Abril apareceram os primeiros seres vivos, que eram células muito simples.
Os primeiros animais apareceram a 13 de Novembro
[Só?!]. No dia 26 desse mês surgiram os primeiros peixes. Os dinossáurios ocuparam o planeta de 15 a 25 de Dezembro [10 dias!]. Enquanto isto sucedia, a 18 de Dezembro apareciam as aves e a 23 de Dezembro, as primeiras plantas com flor. No dia 26 Dezembro apareceram os mamíferos e, quatro dias mais tarde, ou seja, no dia 30 de Dezembro apareceram os primeiros primatas hominídeos [primatas, ainda nem eram nada parecidos aos homo sapiens e os outros antes desses…]. Às dez da noite de 31 de Dezembro apareceram os homens primitivos [quando raio aparecem os homo sapiens sapiens?!]. Quando faltava um minuto para a meia-noite, surgiram os homens actuais [finalmente!]. Um centésimo de segundo antes de acabar o ano o Homem chegou à Lua [20 de Julho de 1969]. À meia-noite do dia 31 de Dezembro, corresponde o tempo actual. 

1 comentário:

um coelho disse...

Espero que à meia-noite o mundo não tenha acabado!