6.11.10

Palavras Que Dão Saudades

Certas palavras fazem-me lembrar certas pessoas. A maneira como a pronunciavam, como a saliva se acumulava nos cantos da boca, como a boca se movia e tentava pronunciá-la mas a língua não ajudava…
Tudo isso me faz lembrar momentos com essas pessoas (algumas que até já saíram da minha vida para, quem sabe, talvez, nunca mais entrar): o que fizemos, onde estávamos, porque o fizemos…
E depois, inundam-se-me os olhos e choro. Choro porque tenho saudades desses momentos, com essas pessoas e dessas pessoas…
Mas, aqui entro em conflito com tudo aquilo que sou hoje e que não era nesse passado. Porque hoje, todas essas pessoas me moldaram e mudaram e fizeram de mim o que sou hoje, mas se não as tivesse conhecido se tivesse ficado sempre no mesmo passado, nunca teria mudado ou conhecido todas essas pessoas de quem me orgulho ter saudades.
O problema é que eu simplesmente tenho saudades do passado!
Seja o passado em que eu tinha 5 anos, seja o passado em que eu tinha 13, eu tenho saudades. Saudades das pessoas e do ambiente que o compõem.
Mas aí é que reside a beleza e a dificuldade da Vida: todos os momentos são únicos e irrepetíveis, se não os soubermos aproveitar ficaremos para sempre a lamentar um momento a menos de felicidade pura e simples, que poucas vezes se repetem.

1 comentário:

Elijah disse...

Gostei muito do teu texto. Vejo que é sincero e puro.
É claro que temos saudades do passado. Não acontece sempre, mas na maioria das vezes, o nosso passado é melhor que o presente, e não podemos evitar ter saudades de quando nos sentiamos melhor. Mas o tempo nao volta atras, só tens uma opção: tornar o futuro tão bom ou melhor que o teu passado.
As pessoas vêm e vão, quase nenhumas voltam. Mas há a possibilidade das pessoas que vêm agora sejam melhores que as que já foram, ou também te dêm boas novas recordações. É claro que nunca vais esquecer o passado, e nem deves. Mas guarda as boas recordações, relembra-te das cicatrizes e utiliza tudo isso para tornar o teu futuro brilhante.
You can do it ;)